02/12/2013

DÁRIO MEIRA: POPULAÇÃO SENDO BENEFICIADA PELO PROGRAMA MEDCASA (MEDICAMENTOS EM CASA)




A Prefeitura Municipal de Dário Meira na pessoa do Prefeito João Caetano, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado, promoveu nesta terça-feira (26), o lançamento do Programa MEDCASA (Medicamento em Casa), que tem como finalidade a ampliação do acesso aos medicamentos essenciais, além do fortalecimento da rede básica de saúde e a melhoria da assistência aos usuários, e consiste na entrega em domicílio de medicamentos a pacientes hipertensos e diabéticos em controle da doença, e às mulheres inseridas no Programa de Planejamento Familiar do SUS. 
Neste evento contamos com a presença do Prefeito João Caetano, o Secretário de saúde Clebiano Cruz, a fisioterapeuta Drª Gilma Aguiar, o Superintendente da CEFARBA Dr. Alfredo Boa Sorte,o farmacêutico Danio, equipe do governo e da saúde e inúmeras pessoas da comunidade que lotou o auditório do CRAS.
O Doutor Alfredo Boa Sorte explicou em palestra como funciona o Programa que foi iniciado em setembro de 2008, com o objetivo de garantir o acesso a medicamentos essenciais aos pacientes com diabetes e hipertensão sob controle, bem como garantir acesso aos anticoncepcionais orais e preservativos do Programa de Planejamento Familiar, além de possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das unidades básicas de saúde. A cada ano, o Medcasa vem justificando a sua importância, sendo um dos programas prioritários do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec).O número de pacientes beneficiados vem aumentando e também vem crescendo o número de municípios interessados em aderir ao programa.
O Prefeito João Caetano parabenizou ao secretário de saúde, Sr. Clebiano pelo empenho e disse que aderir a este programa é dar um passo importante na área da saúde, visto que o paciente não vai ter apenas a comodidade de receber o medicamento em casa, mas, também será estimulado a ir com frequência ao médico, que acompanhará o estágio da doença. 
 O usuário que é hipertenso, diabético ou inserido no Programa de Planejamento Familiar deve se dirigir a Unidade de Saúde de referência ao Programa para avaliação quanto aos critérios de inclusão; Após a avaliação na própria Unidade de Saúde o usuário deverá ser cadastrado no Sistema do Programa Medicamento em Casa (SISMEDCASA); - A equipe da UBS/Programa de Saúde da Família (PSF), os Agentes Comunitários de Saúde e o farmacêutico designado para o Programa cadastrarão e acompanharão o paciente.
Segundo o farmacêutico responsável pela Atenção Básica, Sr. Danio, a cada três meses, o paciente cadastrado no Medcasa passa a receber o medicamento em casa, mas, antes de completar esse período ele deve comparecer à Unidade de Saúde para consultar o médico que avaliará a continuidade do tratamento. 

VEJA MAIS FOTOS 






0 comentários:

Postar um comentário